Dor no quadril: 5 causas mais comuns

Você está visualizando atualmente Dor no quadril: 5 causas mais comuns

Por ser uma das articulações mais complexas do corpo humano, com função de unir o osso da coxa com o da bacia, permitindo a movimentação das pernas, a dor no quadril, quando surge, costuma comprometer bastante a mobilidade e a qualidade de vida.

A seguir, vamos mostrar quais as causas mais comuns para este tipo de desconforto e como você pode fazer para tratar e se prevenir de doenças futuras.

Tendinite

Os tendões são fibras que fazem a fixação entre músculos e ossos, e tem como principal função transmitir a força da contração muscular capaz de mover um osso.

Quando um destes tendões fica irritado ou inflamado, acontece a tendinite, que pode evoluir para lesões mais graves, como rupturas completas do tendão.

Os sintomas incluem a dor no quadril, principalmente durante a movimentação, redução da força muscular e às vezes vermelhidão e sensação de calor.

A tendinite no quadril pode ocorrer por conta de um trauma local ou sobrecarga nesta região, principalmente por conta de postura incorreta, agravada por mau condicionamento físico e sedentarismo.

Geralmente o diagnóstico é clínico e o tratamento é feito através do controle da dor por meio de analgésicos e anti-inflamatórios. Recomenda-se também repouso e imobilização da área afetada.

Além disso, é aconselhável a prevenção para evitar a recorrência, fazendo fortalecimento da região através de fisioterapia e exercícios físicos, além de melhorar as condições ergonômicas, favorecendo a postura e diminuindo o risco de lesões.

Bursite

A bursa é uma pequena bolsa presente entre o osso e as estruturas móveis (como músculos, pele, tendões). Ela possui um líquido que ajuda a diminuir o impacto, além de facilitar a movimentação destas estruturas.

Quando estas bolsas ficam irritadas e sofrem uma inflamação, ocorre a bursite.

Dentre os principais sintomas estão a dor no quadril (principalmente durante a noite), rigidez e o inchaço no local, por conta da inflamação do líquido sinovial presente nas bursas.

A bursite pode surgir por conta de um trauma único de forte intensidade ou através de micro-traumas frequentes, incluindo lesões por esforço repetitivo. A bursite também pode estar associada a várias condições reumáticas, metabólicas e infecciosas.

O tratamento para diminuir a dor no quadril ocasionada pela bursite envolve repouso, aplicação de gelo, uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, a fisioterapia é essencial para aliviar a dor e, principalmente, trazer fortalecimento muscular.

Em casos mais graves pode ser realizada a aplicação de injeção guiada ou não por imagem, além de cirurgia minimamente invasiva que permite a retirada do tecido inflamado.

Artrose

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial com mais de 65 anos sofre de artrose. No Brasil, 15 milhões de pessoas convivem com a condição.

A artrose no quadril, também conhecida como coxartrose, é uma degeneração das articulações, algo crônico, visto que faz parte do envelhecimento natural do corpo humano que, ao passar dos anos, perde as células formadoras dos tecidos cartilaginosos.

Como o quadril recebe carga durante toda a vida, acaba por ser uma das áreas mais afetadas. Dessa forma, ocorre a perda da função da cartilagem e o atrito direto entre os ossos, gerando dor no quadril, diminuição da funcionalidade e mobilidade.

A Artrose no quadril costuma afetar pessoas idosas, principalmente mulheres, porém, não existe uma causa exata para sua origem, podendo estar relacionada a antecedentes genéticos e histórico familiar.

A Artrose do quadril pode ser assintomática em alguns pacientes, principalmente naqueles mais jovens, mas geralmente seus sintomas envolvem dor na virilha, região glútea e coluna lombar, perda de flexibilidade, incômodo ao ficar de pé por longos períodos, dificuldade em agachar ou cruzar as penas.

A artrose no quadril não tem cura, portanto o tratamento envolve a diminuição dos sintomas através de medicamentos, repouso, fortalecimento com fisioterapia e exercícios físicos.

Síndrome do Impacto femoroacetabular

A síndrome do impacto femoroacetabular (IFA) ocorre quando há um contato anormal entre a cabeça do fêmur e o acetábulo, o encaixe do quadril.

Esse contato gera desgaste e pode causar dor na parte da frente do quadril na forma de fisgadas, dor na virilha ao ficar muito tempo sentado, agachar ou ao praticar esportes, por exemplo, e também gerar limitação dos movimentos.

A IFA costuma ocorrer em quem já apresenta algum tipo de deformidade óssea ou pessoas que realizam atividades esportivas que envolvem a flexão ou rotação do quadril, como por exemplo, tênis, golfe, artes marciais, futebol, ballet e yoga.

O tratamento envolve o repouso, uso de medicações analgésicas ou anti-inflamatórias e a fisioterapia motora para o reequilíbrio muscular e postural.

Em casos mais graves pode ser recomendada a cirurgia para a colocação de uma prótese no quadril.

Fratura por estresse

Outra causa comum de dor no quadril é a fratura por estresse, que são microfraturas causadas por esforços ou exercícios repetitivos e sequenciais que geram sobrecarga óssea.

Este problema costuma ocorrer em atletas e pessoas que sofrem traumas fortes.

Os sintomas principais são a dor e o inchaço no quadril e virilha.

Estas microfraturas são geralmente tratadas com repouso, uso de medicações analgésicas ou anti-inflamatórias e a fisioterapia para reforço muscular.

Como tratar a dor no quadril?

O melhor tratamento para dor no quadril é procurar o apoio de um médico ortopedista especializado nesta parte do corpo.

Ele poderá identificar, tratar e ajudar a prevenir diversos tipos de lesões no quadril, garantindo sua mobilidade e saúde como um todo.

Se tiver qualquer dúvida, agende uma consulta e não deixe dores ou dificuldades de movimentação atrapalharem seu dia a dia.