Tudo que você precisa saber sobre a artrite no quadril

Você está visualizando atualmente Tudo que você precisa saber sobre a artrite no quadril

O que é a artrite no quadril?

A artrite crônica ocorre quando o sistema imunológico próprio do paciente se torna hiperativo e ataca os tecidos saudáveis.

Ela pode afetar várias articulações do corpo ao mesmo tempo, bem como alguns órgãos, por exemplo, pele, olhos e coração.

A artrite é uma das causas mais comuns de dor no quadril, é uma doença progressiva, o que significa que, geralmente, começa leve e gradualmente piora. Enquanto o termo crônica se refere ao tempo prolongado de doença.

Existem diferentes tipos de Artrite que podem afetar o quadril e isso pode definir as opções de tratamento.

Quais os tipos de artrite?

– Osteoartrite

– Artrite reumatoide

– Espondilite anquilosante

– Lúpus eritematoso sistêmico

Causas

A causa exata da Artrite inflamatória não é conhecida, embora haja evidências de que a genética desempenha um papel importante no desenvolvimento de algumas formas da doença.

Sintomas

– Dor na virilha 

– Dor nas partes externas das coxas

– Dor nos joelhos

– Dor nas nádegas

– Dor que piora pela manhã, depois de sentar ou descansar por um tempo, mas diminui com a atividade

– Aumento da dor e rigidez com atividade vigorosa

– Dor na articulação forte o suficiente para causar claudicação ou dificultar a marcha.

Para o diagnóstico, fazemos perguntas sobre o histórico médico, sintomas do paciente e, em seguida, conduzimos um exame físico detalhado. Solicitamos exames de imagem para confirmar o diagnóstico. Normalmente, as radiografias já são suficientes, mas podemos solicitar outros exames complementares, se necessário. Os exames laboratoriais de sangue podem revelar se um fator reumatoide (ou qualquer outro anticorpo indicativo de Artrite inflamatória) está presente.

Tratamento

Embora não haja cura para a Artrite crônica, existem várias opções de tratamento que podem ajudar a prevenir a destruição das articulações.

Existem algumas opções de tratamentos não cirúrgicos e devemos ressaltar que uma combinação de métodos de tratamento funciona melhor para o paciente:

– Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): são medicamentos que podem aliviar a dor e ajudar a reduzir a inflamação;

– Corticosteróides: são medicamentos, como por exemplo a prednisona, que apresentam efeitos anti-inflamatórios potentes;

– Medicamentos anti reumáticos modificadores da doença (DMARDs): como metotrexato e sulfassalazina, atuam no sistema imunológico para ajudar a retardar a progressão da doença;

– Fisioterapia motora: exercícios específicos que podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento do quadril e fortalecer os músculos que sustentam a articulação;

– Dispositivos de assistência: o uso de bengala, andador, ou muleta podem facilitar a execução das tarefas da vida diária;

– Tratamento com ondas de choque também é uma opção para diminuir o padrão inflamatório e auxiliar no controle da dor.

Se os tratamentos não cirúrgicos não aliviarem suficientemente a dor, podemos recomendar a cirurgia.

Antes da cirurgia, discutimos com o paciente as possíveis complicações e esclarecemos as possíveis dúvidas.

Nos casos que a Artrite crônica evolui para lesões articulares graves, a cirurgia pode aliviar a dor, melhorar o movimento do quadril e ajudá-lo a voltar a ter qualidade de vida.

Consulte já com um especialista.