Condropatia ou condromalácia patelar, como resolver?

Você está visualizando atualmente Condropatia ou condromalácia patelar, como resolver?

A condromalácia patelar é uma doença degenerativa que atinge a cartilagem da superfície articular da patela.

Os sintomas mais característicos são:

  • Dor profunda no joelho ao subir e descer escadas
  • ao se levantar de uma cadeira
  •  ao correr ou se agachar-se, muitas vezes restringindo atividades físicas;
  •  dor ao ficar com o joelho flexionado por longos períodos
  • crepitação e estalos, muitas vezes audíveis;
  • eventualmente presença de derrame intra-articular (edema).

A síndrome da dor patelo-femural se refere aos estágios iniciais dessa condição, na qual os sintomas ainda podem ser completamente revertidos, que produz desconforto e dor ao redor ou atrás da patela.

Esse quadro é comum em jovens adultos, especialmente jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores.

No entanto, mudanças causadas por reações inflamatórias internas da cartilagem produzem um dano estrutural muito mais difícil de ser tratado.

Causas mais comuns da condromalácia patelar :

  1. O traumatismo crônico por fricção entre a patela e o fêmur, em razão do uso inadequado de aparelhos de ginástica, exercícios em step, agachamentos ou leg press, força excessiva aplicada à patela durante a prática de exercícios físicos;
  2. O trauma com lesão aguda da cartilagem, pancada ou choque do joelho sobre um objeto
  • Anomalias biomecânicas, como a super pronação dos pés, que podem resultar em incongruência entre a direção em que a patela é puxada pelo músculo da coxa e o formato do sulco ósseo por onde ela se desloca.

O diagnóstico detalhado da condromalácia patelar é possível por meio da análise de exames de ressonância magnética.

O tratamento se baseia na redução da dor e no realinhamento da patela, inicialmente  através de tratamento fisioterápico (exercícios isométricos e alongamento muscular), associado a medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

O fortalecimento do quadríceps (músculo anterior da coxa) é primordial e é preciso também recuperar a potência do membro inferior, executando exercícios com um grau de dificuldade progressiva para evitar uma sobrecarga na articulação femoropatelar.

É comum, hoje, o uso de medicamentos denominados condroprotetores, além da viscossuplementação intra-articular, a exemplo do tratamento com ácido hialurônico, que aumenta a viscoelasticidade da cartilagem. Casos graves podem ser indicados ao tratamento cirúrgico, quando é feito o alinhamento patelar e o tratamento da lesão da cartilagem por via “aberta”, artroscópica (vídeo) ou mesmo a combinação das duas.

Ao apresentar os sintomas, o paciente deve procurar seu ortopedista para uma detalhada investigação, sendo que a definição do tratamento mais adequado depende do grau da lesão de cada paciente.

Clique aqui para saber mais!