Infiltrações articulares e viscossuplementação, quando e como devem ser feitas?

Você está visualizando atualmente Infiltrações articulares e viscossuplementação, quando e como devem ser feitas?
  • Categoria do post:Tratamento

Descubra o que são infiltrações articulares e viscossuplementação.

Com o envelhecimento da população mundial, aumenta a cada dia a prevalência das doenças relacionadas à idade, com destaque para a osteoartrite, forma mais comum de doença articular e que, além da alta prevalência, relaciona-se a altos custos médicos e sociais.

Dentre as modalidades de tratamento, a viscossuplementação, injeção intra-articular de derivados do ácido hialurônico, vem ganhando cada vez mais destaque , a mesma pode ser realizada em qualquer articulação sinovial com objetivo mecânico, analgésico, anti-inflamatório e condroprotetor. O ácido hialurônico trata-se de um polissacarídeo de alto peso molecular que possui, além das funções mecânicas de distribuição de peso e lubrificação, propriedades anti-inflamatórias e ação físico-química sobre diversos aspectos da articulação, sendo um  procedimento relativamente simples e dependendo da articulação, pode ser realizada ambulatorialmente!

Quando realizada em articulações superficiais, como o joelho, pode ser feita sem o auxílio de exames de imagens. Mas em articulações profundas, principalmente no caso do quadril, é recomendável que o procedimento seja guiado  ( ultrassonografia ou radioscopia ) , e que garanta que a medicação esteja sendo aplicada diretamente dentro da articulação.

A viscossuplementação traz benefício para dor e função, e também altera favoravelmente o curso da doença, melhorando quantitativamente e qualitativamente a cartilagem articular. Apresenta bom perfil de segurança e favorável relação custo-efetividade, sendo indicada tanto para osteoartrite quanto após um procedimento de artroscopia.

Indicação e tempo de ação

A viscossuplementação é indicada em pacientes com artrose leve ou moderada. Promove melhora da dor com pico de ação entre a quarta e a décima segunda semana, mas os efeitos podem perdurar por mais de um ano. Pacientes com artrose de característica mecânica, que é quando a dor piora ao caminhar e ao fazer atividades físicas e que melhora com o repouso, tendem a ter melhor resultado.

Pacientes com derrame articular significativo, dor que piora com o repouso e artrose avançada tendem a ter pior resultado. Nestes casos, a viscossuplementação eventualmente pode ser feita juntamente com a infiltração de corticosteróides e anestésicos.

Clique aqui para saber mais!